terça-feira, 7 de abril de 2015

BOAS VINDAS! 1º Post e Aniversário do JACKIE CHAN!

Olá pessoal, eu sou o Júlio Cezar e essa é a minha 3ª tentativa de ter um Blog.
Aliás, 6ª se contar meus insucessos em blogs em grupo.
(Só pra constar, o nome do blog faz alusão ao meu nome, ok?)

Enfim, chega de apresentações, porque sou péssimo nisso... e tenho assuntos mais importantes para tratar.

Por exemplo: Hoje, um certo Chan Kong-Sang (成龍 ou 房仕龍) faz anos. Pra ser mais exato, 61 anos. E isso é tempo pra caramba.
Você não tá familiarizado com o nome?
Ok, ele é esse senhor aqui.



E é graças a esse jovem chinês que eu planejei listar, na minha opinião, aqueles que eu julgo serem "Os 5 Dragões Chineses"

É... uma lista com 5 orientais que manjam da porrada, começando por:

Yuen Biao


Sou bem suspeito pra falar do trabalho dele. Vi em pouquíssimos filmes e hoje em dia ele anda meio afastado de grandes produções (até onde sei, até mesmo das chinesas). Salvo engano, o último filme "grande" dele foi "Três Ladrões e um Bebê", no qual ele é apenas um policial, chegado do Jackie Chan.
Mas por protagonizar cenas de combate sensacionais em "Dragões Para Sempre", "Detonando em Barcelona" e "Projeto China" ele merece sua lugarzinho aqui.

Sammo Hung


Sem palavras pra descrever esse gordinho cujas habilidades surpreendem qualquer desatento.
Também um grande amigo de Jackie Chan e Yuen Biao, protagonizou cenas de combate fantásticas nos filmes já citados acima e também estrelou uma série de tv com temática policial.
Até onde consegui acompanhar, seus últimos grandes trabalhos foram em "Comando Final",  no qual ele é o vilão que deu a maior canseira no Donnie Yen (e vai voltar pra continuação) e em "Ip Man 2", no qual ele foi um rival... e importante parceiro do próprio Grande Mestre.
Sem essa fera, muitos filmes de Kung Fu perderiam o charme.

Donnie Yen


E já que Ip Man foi citado...
Esse é um talento raro nos dias de hoje, apesar dos seus 51 anos, ainda consegue enganar com uma aparência mais jovem e um vigor até que incomum. Perito em Wing Chun (a arte do Ip Man, mestre do Bruce Lee) vai reprisar pela 3ª vez o papel do Grande Mestre. Certamente um dos filmes mais esperados de 2016 em se tratando de kung fu.
Infelizmente, sua passagem nas Américas fica resumida a uma pequena participação em Blade II e uma luta que ficou devendo bastante, contra o Jackie Chan em "Bater ou Correr em Londres"... e ainda assim, foi uma luta bacana.

Michelle Yeoh




"Mas JC, achei que você fosse listar apenas homens na sua..."

CALA A BOCA! Não prometi nada disso... e enfim... Ela merece seu lugar nessa lista pela simples capacidade de derrubar qualquer lutadorzinho desses que foram fabricados pra vender camisetas e produtos da marca UFC, então, fica xiu aí.

"Tudo bem, mas ela nem é chin..."

CALA A BOCA²!!! Só vi ela em filme chinês (Não, não assisti o 007 que ela é Bondgirl porque, oras... não gosto do Pierce Brosnan) e pra mim, ela é chinesa de alma.
Por todo o dano físico que ela sofreu nas mãos do Jackie Chan em "Police Story 3", por ser uma coitada... mas boa de briga em "Heroic Trio" e por amar o Li Mu Bai em "O Tigre e o Dragão" (porque, na boa, aquele cabelo do Chow Yun Fat tava ridículo), ela fica com a prata.

E pra fechar com chave de ouro, ninguém mais e ninguém menos que, oras... o aniversariante, pombas.

JACKIE CHAN



Era mais que óbvio isso. Nosso querido Drunken Master, Inspetor Lee, Chon Wang, Kevin Chan (Chan Ka-Kui)... enfim, uma infinidade de personagens marcantes.
Desde o seu primeiro trabalho como protagonista em "Punhos de Serpente", um filme ambientado numa China antiga, até as grandes produções americanas como a trilogia "A Hora do Rush" e os "Bater ou Correr", suas coreografias encantam qualquer apreciador do bom Kung Fu.
Por mais que ele tenha sumido de Hollywood, nós, como fãs, ainda esperamos ansiosos um retorno glorioso. E se isso não ocorrer, ficaremos felizes com seus filmes chineses mesmo.
Só não pode abandonar o barco, porque igual a ele... é... é difícil.

E é isso aí. Espero que tenham gostado.
Até pensei em colocar alguma menção honrosa... mas a pequenos passos tentarei bolar umas matérias e listas mais bacanas.

6 comentários:

  1. Bom início de blog com o pé direito! Já imaginava que fosse essa galera no seu ranking, só me surpreendi com a ordem! Quem sabe que continuando com essas postage voce convence essa nerdaiada geração dota a se interessar pelos filmes dessas baitas feras, reservas morais do kung fu

    ResponderExcluir
  2. Meu grande amigo JC..... parabens pelo blog e bom saudades de vc todo simpatico e dançarino kkkk.. abraços

    e o jet li?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou de fora porque acho essas cinco feras aí mais... feras.
      Aliás, quenhé tu, fi?

      Excluir
  3. O yuen ta no IP man Tb, acho que o primeiro sem o Donnie. Ele é o mestre do IP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, sim. Mas aquele Ip Man sem o Donnie é uma outra franquia. Salvo engano, aquele com o Anthony Wong, por exemplo, é a continuação dele.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir